Dicas

Cuidados essenciais na troca de um comando de válvulas

Ao trocar um Eixo de Comando de Válvulas é necessário tomar alguns cuidados básicos:

- Remover qualquer tipo de sujeira no cabeçote garantindo que o mesmo esteja bem limpo;
- Remover o Carter para a devida limpeza, pois toda sujeira e borra de óleo estarão depositadas no mesmo;Trocar o Óleo e o filtro de Óleo, garantindo uma boa qualidade na lubrificação;
- Trocar todas as peças, ou seja, Comando de Válvulas, Balancins, Tuchos Hidráulicos e Escoras.Nunca usar peças novas com peças velhas e de a preferencia usar todo o conjunto da marca SAMBEL:
- Coloque Óleo aditivo por sobre os resaltos do comando e balancins para obter a lubrificação nas primeiras voltas do eixo de comando.
- Verifique se a válvula de retenção está funcionando corretamente, caso ao contrario, o óleo do cabeçote vai retornar ao carter quando o motor estiver desligado e quando ligar o motor pode causar desgaste prematuro no componentes:


EVITE A QUEBRA DO EIXO DE COMANDO
Quando for subistituir um eixo comando de válvulas, verifique se há algum empenamento na parte superior docabeçote, pois se estiver empenado poderá causar a quebra do comando. Esse empenamento geralmente ocorre quando o motor já sofreu superaquecimento.

Podemos verificar o empenamento passado relógio na superfície do cabeçote , colocando uma régua de aço na superfície , ou ainda , fazendo toda a montagem, porém não colocado os tuchos e balancins, dado apenas o aperto , onde o eixo comando terá que girar livremente.

A torre (gaiola) também não pode estar : nem empenada e nem com muita folga, principalmente nos dois ultimos alojamentos perto da polia dentada, cajo esteja com muita folga, com a correia tenciona o eixo para baixo o que pode ocasionar a quebra.Para perfeito e uniforme aperto, segue abaixo o esquema de aperto do cabeçote.